terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Primeiro dia de "trabalho"

Pois é, hoje foi o primeiro dia. E de quê? - perguntam vocês. De explicações de matemática. Lamento se vos desiludi mas não, não consegui arranjar um trabalho fantástico e maravilhoso. Mas, tal como o mais comum dos mortais, eu tenho uma renda de casa para pagar e preciso de comer (muito menos desde ontem... mas isso é outra história), portanto há que fazer pela vida. Por enquanto vou dedicar-me a dar Estudo Acompanhado a meninos do 1º ao 9º ano e explicações de matemática a alunos do secundário.
Hoje foi dia de matemática do 10º ano. Já me tinha esquecido de como a matemática do secundário me deixava empolgada. Gostava mesmo daquilo. Mas como o meu 10º ano já lá vai há muito, muito tempo, tive que perder umas quantas horas a estudar a matéria e a preparar exercícios. Eu, que há dois meses atrás, no dia da Discussão da Tese, disse que tão depressa não voltava a estudar.
Confesso que, a caminho do centro de explicações, dei por mim a tremer um bocadinho (mas só um bocadinho). Já estava a imaginar o miúdo cheio de perguntas e eu a engasgar-me, sem lhe conseguir responder. Acho que no início até a voz me tremia (espero que ele não tenha percebido) mas depois a tarefa demonstrou-se mais fácil do que eu pensava. O N. é daqueles miúdos todos pintas, que até é inteligente mas não deve fazer rigorosamente nada em casa. Estudar?! O que é isso?! E depois, a nota do primeiro período, nem vos digo! Portanto, o N. não me vai aparecer nunca com perguntas que me apanhem desprevenida, a menos que mude de atitude. O que significa que a bola está do meu lado. E algo me diz que vou ter que suar neste jogo para que este miúdo tenha uma nota de jeito.

2 comentários:

Filipe disse...

O sucesso do miúdo vai passar também pelo sucesso que tenhas a ensiná-lo!!
Muita atenção.

Marta disse...

Costumavam dizer que eu tinha muito jeito para ensinar... a ver vamos ;)