sexta-feira, 19 de março de 2010

Sobre a humilhação

Ao longo da vida são imensas as sensações que nos afectam: alegria, carinho, paixão, saudade, tristeza, amor, ódio, desejo, culpa… No meio de todos esses sentimentos há um que se revela uma verdadeira pedra no sapato: a humilhação.
Há muitas maneiras de nos sentirmos humilhados. A mais comum diz respeito às opressões hierárquicas em que alguém, de alguma forma superior a nós, nos menospreza, nos reduz, nos coloca no devido lugar. Mas... e quando a humilhação não é fruto da hierarquia? Muitas vezes somos nós mesmos o causador da nossa própria humilhação. Tentamos superar uma dor antiga e não conseguimos. Procuramos ficar amigos de quem já amámos um dia e acabamos por criar uma guerra entre a razão e o coração. Oferecemos o nosso corpo e o nosso carinho a quem, na verdade, não precisa nem de um, nem de outro. Disponibilizamos o melhor de nós, procurando receber de volta na mesma proporção, ainda que saibamos que isso nunca acontecerá. Cuidamo-nos, perfumamo-nos, colocamos aquela peça de roupa especial e ficamos à espera infindavelmente.
São imensas as situações em que nos podemos colocar diariamente sob a alçada da humilhação e, em qualquer uma delas, a causa não é mais do que o desconhecimento de nós mesmos, dos nossos sentimentos mais profundos, das nossas fraquezas, das emoções que julgávamos adormecidas e que acordaram impiedosas... essas sim, para nos colocar no devido lugar.
.
[Não se preocupem, isto é apenas resultado de exercício físico a mais e um banho turco demasiado quente no final da sessão de ginásio de hoje... Ia indo desta para melhor... Deve ser essa a razão de tanta profundidade.]

1 comentário:

G. disse...

Tou a ver que precisas de mais chocolates, especialmente daqueles que te fazem sorrir. Beijinho