terça-feira, 20 de abril de 2010

Uma nova aluna

Hoje foi o meu primeiro dia com uma aluna nova. A B. (pasmem-se!) tem 7 anos e é uma menina absolutamente adorável. A turma teve problemas com o professor do 1º ano, que faltou imenso, e por isso ficaram muito atrasados, quer na leitura, quer na matemática. Depois de um dia terrivelmente cansativo no trabalho e de uma corrida debaixo de chuva para chegar a horas de receber os pais, soube-me lindamente esta horinha descontraída com a B., a ler histórias de princípes e princesas. Decididamente, o meu mundo é no meio das crianças... cada vez mais.

14 comentários:

Sun disse...

E se aproveitasses o facto de ainda não estares bem desabituada dos livros para começar uma segunda licenciatura, na área do ensino?
(1 mês de férias mais 2 de "pausa lectiva", semana de 4 dias de trabalho quase garantida, salário de início de carreira acima da média, e... se quiseres posso continuar a lista de vantagens.)

Marta disse...

Desde miuda dizia que queria ser professora de matemática. Mas, talvez por namorar com um professor, fui-me apercebendo de que afinal essa lista de vantagens de que falas, não é assim tão grande, muito pelo contrário... Então quando terminei o 12º ano e tive que me decidir, optei por tirar engenharia, que também englobava muita matemática.

Não me arrependo porque acho que a vida está muito dificultada para os professores (e não me venham as más linguas cair em cima, porque só quem está dentro do assunto é que sabe). E portanto, não sendo professora, gosto de complementar o meu dia com umas explicações... Fazem-me sentir útil e é super motivante quando vemos que, realmente, os miúdos estão a desenvolver.

=)

Anónimo disse...

Já para não falar no facto de não levarem nenhum trabalho para casa. Sim, porque as escolas estão dotadas de gabinetes onde os professores fazem os seus testes, preparam as suas aulas e corrigem os seus trabalhos. Sem esquecer que as reuniões nunca se prolongam pela noite dentro, com prejuízo da vida familiar. Convém também não esquecer que são uns sortudos pois ano após ano andam a correr o país em resultado das colocações por concurso.
Que gente tão pequenina esta que só inveja os (pseudo) benefícios dos outros.
O engraçado é que confrontados com uma turma de alunos desinteressados e indisciplinados (tantas vezes devido a pais com a mesma postura como a de cima), durante 7 horas por dia, logo fugiriam a 7 pés e dariam valor ao que implica a profissão.
Bons e maus profissionais há em todas mas todas as profissões.
"Pelo sonho é que vamos", dizia o poeta. Nunca pela inveja.

Sun disse...

Quem é que te disse que não estou dentro do assunto? Estou dentro do assunto 5 dias por semana, várias horas por dia. Tenho amigos e familiares professores.
Mas já trabalhei noutras áreas/contextos (no público e no privado). Já conheci outras realidades.
E não, os professores não são uma área de coitadinhos, pobres vítimas perseguidas e sem direitos. Talvez se alguns professores experimentassem o mundo para além da escola (pública) conseguissem dar um pouco mais de valor às condições de trabalho que possuem.

Marta disse...

Eu não disse que tu não estavas dentro do assunto... Estava a referir-me às más linguas que não estão dentro do assunto e que gostam de criticar apenas porque sim ;)

Ai, ai, ai, que não quero aqui uma guerra aberta! Beijinho?! Abracinho?! Cafuné?! Hã? Sim? Pode ser? :P

Joaninha disse...

Não queres vir assistir a umas aulinhas aqui na Superior de Educação, para ocupar o tempo?!

=P

Boa sorte para essa carreira paralela.
1 beijinhoO*

Sun disse...

Bem.
Este país poderá ter perdido uma Professoa de matemática do best, mas ganhou uma grande "injinheira", certo?

Ao menos valha-nos isso!

Marta disse...

Bem, quando começares a ouvir notícias de que algumas pessoas morreram devido a medicamentos mal produzidos e que vão ser retirados do mercado... pensa duas vezes nessa afirmação :P Eheheh!

Nãaaaaa, que ali são mil olhos a olhar para a mesma coisa, centenas de vezes... É mínima a possibilidade de ir para o mercado um produto com uma não conformidade assim tão grave. No entanto acontece...

Sun disse...

Tenho a acrescentar que apoio a Joaninha!

Marta disse...

Que tempo, Joaninha? Aquele que não me sobra entre três empregos e um curso de inglês pelo meio? :P

By the way,na 6f iamos no mesmo autocarro para casa mas tu não me viste ;)

Joaninha disse...

Beeeem, tanta coisa! =O
Mas pronto de qualquer maneira a ESELx tem as portas abertas... :p

Íamos?!
Pois, é o costume...eu sou uma despassarada! Então quando é para vir para casa!
Desculpa! =$

BeijinhoO*

Marta disse...

Deixa lá que eu também sou. Só te vi quando lá chegámos. Se amanhã fores no mesmo voltamos a encontrar-nos :P

Bjinhos!

Anónimo disse...

"E não, os professores não são uma área de coitadinhos, pobres vítimas perseguidas e sem direitos. Talvez se alguns professores experimentassem o mundo para além da escola (pública) conseguissem dar um pouco mais de valor às condições de trabalho que possuem."

Só esta frase demonstra o grau de preconceito relativamente aos professores. Ninguém afirmou aqui que são "coitadinhos" mas apenas se contrapuseram aspectos que decerto ninguém inveja e que quem fala contra ou não sabe ou não quer saber.

Outraanónima disse...

O melhor será ignorar... A Sun, em poucas palavras revelou o pior que há no "tuga": inveja, preconceito e a presunção de saber tudo. Infelizmente, há muitas "suns" por aí.