sábado, 26 de dezembro de 2009

Reflexões de Natal (ou um post sobre saudades)

Tenho saudades do meu Natal de menina. Lembro-me de sentir o entusiasmo a chegar, ainda o Natal vinha longe. Lembro-me de amar as músicas de Natal e as iluminações. Lembro-me de ainda não existirem pinheiros falsos e de o meu pai ir algures cortar uma tentativa de pinheiro... provavelmente o mais raquítico dos arredores mas era o nosso pinheiro! E ali ficava ele, no canto da sala, dentro de um balde, enterrado em areia. Os presentes, os poucos presentes, não podiam ficar debaixo da árvore. Lembro-me do ano em que a minha mãe cometeu o grande, grande descuido de deixar o meu presente e o da minha irmã à vista... Big mistake! Conseguimos abrir e voltar a embrulhar (não sem sermos apanhadas). Um elefante de pano, super colorido. Como é que alguém fica tão feliz com um elefante de pano? Tenho saudades dos Natais em que tudo era magia, em que tudo era puro e verdadeiro. Tenho saudades de passar a consoada na modesta sala de jantar da minha avó, onde quase não cabia a mesa e quem queria sair para ir à casa-de-banho (que também não existia mas isso é outra história), tinha que rastejar por baixo do tampo e por entre as pernas das cadeiras. Tenho saudades de sentir a infinita espera pela meia-noite e de jogar dominó (o único jogo que existia na casa da minha avó) para tentar que o tempo passasse mais depressa. Tenho saudades de ver os olhos do meu primo (apenas três anos mais novo que eu) a darem-se por vencidos no meio de um cansaço feliz e de me sentir crescida por aguentar mais do que ele. Tenho saudades de sentir a dupla felicidade de abrir as prendas porque ele só as abria na manhã seguinte. Tenho saudades de ser criança. Tenho saudades da criança feliz que fui. Na verdade... tudo se resume às saudades que tenho de ser feliz!

3 comentários:

Lila disse...

Muito bonito, Martinha.
Adorei.
Ainda tens muitos e bons anos para seres ainda mais feliz.
Acredita.
Um beijo,

Joaninha disse...

Saudade de ser feliz daquela maneira.
Agora há outras maneiras de o ser... =D*

beijinho Martinha!
Adorei o post!* Parabéns!

Lidi disse...

Estava passeando pelo mundo Blogger e encontrei teu texto sobre o Natal. Adorei. Parabéns.
Tirando a parte que fala sobre o pinheiro (que meu pai nunca sairia em busca de um) revi também a minha infância e a saudade que tenho de ser feliz.

Abraços

Lidiane.