quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dia da espiga

Quando eu era criança adorava o dia da espiga, não fosse este um dia em que não havia aulas. Lembro-me dos tempos de escola primária, como se fosse hoje. Neste dia saíam as turmas inteiras à rua. Iamos para o campo e não havia nada melhor do que correr e rebolar por entre espigas e papoilas. Claro que o ramo de espiga era apanhado apenas nos últimos 5 minutos, porque todo o tempo era pouco para brincar.
Tal como muitas outras tradições, também esta se foi perdendo ao longo dos anos. Hoje, quando saí de casa, não pude deixar de lamentar o facto de se verem floristas a cada esquina, a vender os ramos de espiga.
.
Deixo apenas, como curiosidade, o significado de cada planta que compõe o ramo: Espiga – pão; Malmequer – ouro e prata; Papoila – amor e vida; Oliveira – azeite e paz; Videira – vinho e alegria; Alecrim – saúde e força.
Segundo a tradição, o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, para trazer a abundância, a alegria, a saúde e a sorte, e só deve ser substituído por um novo, no dia da espiga do ano seguinte.

Sem comentários: