quarta-feira, 9 de abril de 2008

Desafio: Doação de medula óssea

A medula óssea é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos. É nesse tecido que existem células progenitoras, ou seja, com capacidade para se diferenciarem e dar origem a qualquer célula do sangue periférico, as chamadas células estaminais. A medula óssea está também encarregue da continua renovação destas células. O transplante de medula óssea é um procedimento médico da área da hematologia e oncologia que envolve o transplante de células estaminais hematopoiéticas provenientes da medula óssea do dador. Este procedimento é indicado principalmente em doenças da medula óssea e certos tipos de cancros hematológicos, como o Linfoma ou a Leucemia.

Para quem quiser responder ao meu desafio, fiquem a saber que, para ser dador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 45 anos de idade, ser saudável e dirigir-se ao CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão) ou a um dos Centros de Histocompatibildade (Norte, Centro e Sul). Na primeira fase o dador responderá a um inquérito clínico que será devidamente avaliado. Se não for detectada nenhuma contra indicação, proceder-se-á à tipagem HLA e determinação de marcadores virais, para avaliar se o dador é portador de doenças transmissíveis. Esta análise requer apenas a colheita de um pouco de sangue e, só no caso de aparecer um doente com compatibilidade tecidular com o dador, é que este último terá de se submeter a testes mais precisos. A colheita de medula óssea poderá ser feita de duas formas diferentes, qualquer uma delas, praticamente indolor.

Eu já me inscrevi!

E lembrem-se: para o dador, a doação será apenas um incómodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

1 comentário:

Sarita disse...

acho que fizeste MUITO bem... eu estou inscrita já há uns anos... acho que para aí desde os 20...
=)